Enquanto o comércio de todos os países do mundo via seus números despencando ao longo dos últimos dois anos, o mercado da construção civil teve muito o que comemorar. Apesar de sofrer com alguns atrasos por conta dos períodos de isolamento e as restrições de contato, o aumento de 9,7% em 2021, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), foi uma ótima surpresa após a queda de 6,3% em 2020.
Assim como aumentaram as novas casas e apartamentos à venda, os empreiteiros e arquitetos também estiveram ocupados com uma série de reformas que ocorreram durante o período em casa, principalmente depois que várias empresas decidiram optar pelo home office ou modelo híbrido, mesmo com a volta de colaboradores no escritório. Para aqueles que esperavam o ano todo para realizar viagens ou trocar de carro, o investimento no ambiente de trabalho e descanso virou prioridade.
Desde pequenos reparos até reformulações completas da estrutura da casa, um levantamento realizado pela Casa do Construtor em parceria com a AGP pesquisas revelou que 68% das pessoas realizaram pelo menos algum tipo de reparo na residência em 2021. Ao serem questionados se ainda pretendiam fazer algum tipo de alteração na casa nos próximos 12 meses, 70% afirmaram que sim. Daqueles que optaram pela reforma, 38% afirmaram descontentamento com algum cômodo durante a pandemia.
Construtoras on-line
Para aqueles que já faziam parte do grupo de vendedores de materiais de construção, os que possuíam e-commerce saíram na frente: de acordo com a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), das 131 mil lojas de material de construção no país, 67% são de pequeno porte e somente 1% já estava investindo no comércio B2B on-line.
Sim, é seguro dizer que a alta demanda fez com que o rendimento líquido das empresas também crescesse, porém, a dificuldade na distribuição das vendas e o fechamento do PDV em períodos de lockdown fez com que as empresas buscassem meios alternativos para garantir a entrega dos materiais para fornecedores e indústria.
A Leroy Merlin, líder em vendas de produtos no setor, que investiu muito para organizar seus estoques para que os processos ficassem mais ágeis e na melhor distribuição dos seus itens com as vendas on-line, viu o seu rendimento triplicar em 2021.
O aumento de vendas e de preço nos materiais de construção
De acordo com as pesquisas feitas pelo e-commerce Brasil, a região Sudeste registrou o maior volume de compras em ambiente digital no primeiro semestre de 2021, representando 63% dos pedidos feitos on-line no país, um número esmagadoramente maior do que as demais regiões pesquisas.
Enquanto o Nordeste representa 14,6% das compras, a região Sul ocupa o terceiro lugar com 14,1% das compras digitais, com dados bem similares. Por fim, a região Centro-Oeste tem 6,2% das vendas e, por último, encontramos a região Norte com 2,1% de vendas por e-commerce.
Apesar do crescimento ter ajudado a impulsionar o PIB do Brasil nesse período caótico e as vendas terem apresentado um aumento significativo, o preço dos produtos também cresceu. Isso porque algumas matérias-primas ficaram mais difíceis de chegar até as mãos das indústrias, além de uma restrição no transporte de produtos para as grandes redes e pequenos varejistas.
Depois desse longo período de queda nas vendas em pontos físicos, converter vendas B2B em ambiente on-line tornou-se um desafio que tem seus benefícios quando se transformam em novos negócios. Isso porque com as altas taxas do mercado e o encarecimento de produtos sendo revertido diretamente ao comprador, distribuidores passaram a exigir ainda mais de seus fornecedores e garimpar muito bem pela nova parceria.
As vantagens do on-line
Na venda B2B, produtos de materiais de construção, em sua grande maioria, são pesados e ocupam um grande espaço do estoque, por isso manter um e-commerce B2B personalizado e bem direcionado para a venda em larga escala, com facilidades de entregas e um sistema de saída e reposição de produtos eficiente faz com que a empresa chame a atenção dos outros players do mercado.
Com a Fast Channel você garante os melhores métodos para que a sua empresa possa fechar negócio e expandir as vendas no universo on-line. Com um serviço personalizado, trabalhamos com grandes empresas para oferecer uma experiência completa de vendas B2B e aumentar as chances de conversão em novas parcerias no ambiente on-line com uma proposta inovadora e menor tempo de negociação. Entre em contato conosco e agende uma conversa com nossos especialistas.