Dentre os muitos avanços do marketing nos últimos anos, o uso das redes sociais é o que ganha o maior destaque de todos. Isso porque ele revolucionou a forma que as empresas utilizam o budget para investimentos de suas campanhas, contando com um planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo, segmentação de público, possibilidade de pausa no impulsionamento caso o retorno não aconteça como o esperado, troca de peças da campanha, teste A/B para acompanhamento de performance, entre outros.
Enquanto no modelo antigo, conhecido hoje como “mídia off”, era comum a empresa realizar um estudo de audiência, abrangência do jornal e busca pelo horário nobre para poder anunciar em jornais, rádios e televisão para investir todo o dinheiro em uma determinada campanha, hoje é possível ter uma maior flexibilização da verba para poder ter resultados mais assertivos.
O grande desafio quando as empresas adentram no universo digital é ter uma equipe antenada nas atualizações constantes na forma de produzir conteúdo nas redes sociais e conseguir acompanhar as tendências do mercado. É desta forma também que as postagens têm maiores chances de terem um sucesso orgânico ao serem exibidas na timeline de empresas interessadas.
A comunidade está conectada
Hoje temos 4,2 bilhões de usuários de redes sociais no mundo, de acordo com a We Are Social. Segundo o resultado da pesquisa da Social Commerce, realizada pela All iN/Social Miner realizada em 2022, 86% dos brasileiros já transformou a compra on-line em hábito, sendo que 37% fazem visitas às lojas digitais pelo menos uma vez ao mês e 23% dão uma pesquisada no perfil de marcas que gostam para encher o carrinho.
E engana-se quem pensa que a plataforma só funciona para o consumo B2C. O relatório “Social Media Marketing Industry Report” feita pelo site Social Media Examiner, apontou que 93% dos profissionais de marketing indicaram que as ações nas mídias sociais trouxeram um retorno financeiro positivo para as empresas, aumentando o número de tráfego, gerando mais leads e impulsionando a conversão de prospects em novos parceiros. Isso significa dizer que o marketing digital em redes sociais para empresas B2B funciona, desde que seja direcionado para pessoas certas no momento correto.
A geração de lead e a segmentação personalizada
O conceito de público-alvo também foi se adaptando e ganhando nuances diferentes ao longo dos anos, pois no início a equipe de marketing traçava planejamentos diferentes para segmentações simples, como sexo, localização, interesses e renda. Hoje é possível entender que muitas destas divisões se tornaram superficiais e é preciso fazer um estudo mais aprofundado na geração de leads B2B.
Atualmente o Facebook e Instagram são as plataformas de mídias sociais mais utilizadas por campanhas. Isso porque as redes são integradas e proporcionam uma divisão de verba gasta conforma a performance, acompanhada por um sistema automático. Ou seja, se você promover um mesmo anúncio nas duas redes sociais e a peça que está no Instagram tiver um maior retorno no KPI que você estabeleceu, ela receberá uma porcentagem maior da verba investida (caso você escolha o sistema de leilão, o mais utilizado por contas B2B).
Quando o usuário já tem a peça que irá realizar o investimento em mãos, ele consegue abrir uma sessão em que irá segmentar idade, localização, preferências, páginas que atrai o cliente, assuntos que chamam a sua atenção, entre outras opções. É por este motivo que a ferramenta se torna tão interessante: é possível realizar diversas campanhas com peças diferentes para a conversão de um mesmo produto, desde que ela seja entregue para o público correspondente.
A Fastchannel é especializada em criação de e-Commerces B2B personalizados capazes de facilitar a conversão do cliente em vendas, tem um amplo know-how em digitalização de vendas, metodologia própria de aceleração, além de atender às segmentações que são de interesse do cliente para maiores chances de negócios.
Um dos cases de maior destaque da nossa empresa na alavancagem de vendas via redes sociais, é a Dickies, cliente da área têxtil, que investiu esforços nas campanhas do Instagram focado na segmentação de leads corretos e colheu os frutos desta ação: 587% de crescimento em vendas no primeiro ano.
Quer aumentar as chances de negócio da sua empresa com uma equipe especializada, desenvolver um e-Commerce que prioriza a experiência do usuário on-line de ponta a ponta, desde intenção da compra até o fechamento do pedido, e te ajuda a entender sobre seu posicionamento de marca nas redes sociais e target assertivo? Entre em contato com a gente!