A indústria na era digital. Essa é a próxima fase da revolução industrial em nosso País. Em tempos onde a tecnologia é a grande aliada por modificar comportamentos, culturas e transformar empresas, este é o momento para mudanças e descobertas de fórmulas de gestão que causem verdadeiros impactos nos negócios.
É por isso que este será o ano do Digital Transformation para a indústria no Brasil – processo de mudanças estratégicas e profundas associadas à aplicação de tecnologia digital em todos os aspectos de operação e áreas de uma empresa. Significa que o uso da tecnologia permite inerentemente novos tipos de criatividade e modelos de negócio, aumentando suas receitas e reduzindo custos.
Não apenas os concorrentes tradicionais estão nesse processo, como novas empresas surgem com modelos de negócio inovadores. E assim cresce a chance de uma empresa ou tecnologia disruptiva fazer com que grandes corporações deixem de existir em pouco tempo.
Solucionar pequenos problemas isolados e individuais não é mais suficiente. Quem quiser competir e ter futuro precisa repensar estratégias e incorporar a transformação digital como competência fundamental a fator do sucesso. As pessoas, e não a tecnologia, são as peças fundamentais.
A tecnologia permite que as pessoas mudem seu comportamento e a forma como fazem seu trabalho. O cliente (pessoa física ou jurídica) se tornou digital faz tempo e exige isto das empresas com as quais interage e faz negócio. Ele quer informação, velocidade, self-service, entrega, novidades etc.
Neste contexto de transformação digital, o e-commerce B2B tem participação-chave, pois leva todos os processos de marketing, vendas e cadeia de suprimentos para o mundo digital. Digitalizar o canal de vendas permite ganhos diretos em aumento de pedidos, redução de custos e eficiência de processos. Esse é um caminho sem volta.